13 junho 2008

Entrevista João Laranjeira

Ouvimos João Laranjeira, que “nasceu” para o futsal na ACA, e que é, uma das referências do futsal, em Alcaria.

1- Pelo teu percurso na formação, como tens visto a evolução do futsal na ACA?
A minha formação é praticamente toda de futebol de 11, apenas no último ano de júnior optei pelo futsal e na ACA, e logo com resultados positivos, pois a equipa foi campeã distrital do escalão. Como tal, apenas nesse ano comecei a ter algumas noções de futsal.
Existiu uma evolução natural e necessária, principalmente a nível táctico desde há 5 anos para cá, caso contrário não seria possível a equipa manter-se na 3ª e apresentar a qualidade de jogo, já realçada por pessoas que viam os nossos jogos.
A presença de jogadores com experiência também para isso contribuiu, na medida em que sempre transmitiram os seus conhecimentos aos mais novos, como eu. Tal como a dedicação, a vontade de evoluir e a implementação do seu sistema de jogo (nas 3 equipas da ACA: escolinhas, juniores e seniores) do treinador Paulo Goulart . De salientar, ainda, o trabalho/projecto na formação com as escolinhas, desenvolvido pelo próprio, pois a formação pode/deve vir a ser um meio de sustentar as equipas de futsal, neste caso da ACA.
Assim sendo, a minha opinião é que o futsal da ACA, nos últimos 5 anos, tem vindo a apresentar uma grande evolução, quer pela qualidade apresentada pelos jogadores que representaram a colectividade, quer pelo treinador Paulo Goulart, que nos últimos anos sistematizou processos e implementou assim o seu modelo de jogo na ACA.

2- Qual o balanço que fazes das últimas três épocas na ACA?

Há 3 anos, apenas “regressei” em Dezembro, depois de uma passagem menos feliz pela ADF, tanto por motivos desportivos como pessoais. Com muito custo, conseguimos o objectivo da manutenção, mas pelo plantel curto que tínhamos, foi uma boa época e onde a união do grupo foi sempre muito forte e considero que foi a nossa principal “arma”, para alcançar a tão desejada manutenção.
A nível pessoal, acabou por ser uma das minhas melhores épocas, ao nível da que realizei na época anterior a essa.
As últimas duas épocas, foram mais “instáveis”, principalmente esta última. Mas pela qualidade e dedicação do plantel, penso que poderíamos ter feito e alcançado algo mais. Mesmo assim, os objectivos foram sempre alcançados, por isso considero-as também como boas épocas para a ACA.
A nível pessoal, as últimas 2 épocas não me correram da melhor maneira, quer pelas lesões que me impediram de participar nas pré-épocas, de há 3 anos para cá, quer pelos “conflitos internos” que principalmente ocorreram também este ano e que me perturbaram psicologicamente, o que me afectou a níveis motivacionais, o que apesar de tudo não serve de desculpa.
De salientar ainda, o comportamento exemplar do grupo e a união que existiu a partir de determinada altura, o que tornou sempre possível a obtenção da manutenção, com especial referência a esta ultima época, devido às dificuldades sentidas as quais todos “nós” sabemos quais foram. Ainda assim, não considero que tenham sido más épocas, pois contribuíram para minha formação, não só como futsalista mas também como homem.

3- Quanto ao teu futuro no Futsal?

Poderá passar pela ACA e novamente pela AAUBI. A ACA descobriu-me para o futsal, pela “mão” do agora presidente João Mateus (treinador da equipa de juniores quando do meu ingresso na ACA), como tal, respeito muito a colectividade. É esperar para ver como correm as negociações e também qual o projecto que me é apresentado pela direcção.
Por outro lado, a AAUBI, onde este ano tinha a responsabilidade de ser capitão e recentemente sagrei-me bi-campeão nacional universitário e também pela grande contribuição na minha evolução como futsalista. Para além disso, foi na AAUBI que recuperei o ritmo de jogo após as lesões, e para mim é uma competição extraordinária e que me dá bastante prazer em jogar, devido à competitividade existente. O grupo da AAUBI é também fantástico a todos os níveis, o que me motiva, ainda mais, a fazer parte desse mesmo grupo e a jogar/divertir com aqueles amigos.

4- Palavras finais, ao teu critério!

Agradeço a todos aqueles que acreditaram em mim e que nunca duvidaram do meu “profissionalismo” e das minhas capacidades.
Quero também desejar boa sorte a todos, sem excepção, nas suas vidas, quer ao nível desportivo, profissional, pessoal. Um abraço a todos os que fizeram parte da Associação Cultural de Alcaria neste último ano e que a amizade que nos uniu este ano se mantenha (de preferência para sempre) … foi, e será sempre, um prazer trabalhar e conviver com estas pessoas.

Desejos de um futuro recheado de sucessos, desportivos e profissionais.

3 Comments:

At 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

miudo! antes demais quero deixar-te os meus sinceros parabens relativamente à tua conquista recentemente conquistada na ubi, merecias este titulo por tudo o que lutaste neste campeonato. quero tambem deixar-te um forte abraço e agradecer-te tudo o que passamos ao longo destes anos juntos.
desejo-te tudo de bom para a tua vida futura tanto pessoal como desportiva. Abraço
Angelo Cunha

 
At 7:18 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

este rapaz é um verdadeiro campeão...tenho saudades de te derrotar no pro :P
barbosa

 
At 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

Muito bem falado!
Abraço

cadete

 

Enviar um comentário

<< Home