20 maio 2008

Jornal Tribuna Desportiva

Triunfo inequívoco!!!


No tira-teimas distrital na luta pela manutenção na 3ª divisão nacional de futsal, o Alcaria foi francamente melhor e venceu sem margem para contestação a CB Penamacor por 5-0.
Assim sendo, e pelo 4º ano consecutivo, o Alcaria mantém-se num escalão nacional, enquanto que a CB Penamacor, depois de no último ano assegurar a manutenção, irá disputar na próxima época o distrital de Castelo Branco.

Era o jogo do ano para as duas formações do distrito de Castelo Branco a militar na série B do nacional da 3ª divisão. É que chegada à última jornada, e em igualdade pontual, um destes conjuntos iria seguramente descer ao campeonato distrital.
Com ligeira vantagem partia o Alcaria que no confronto da 1ª volta tinha vencido por 7-1. Assim, e só com a vitória em mente, a CB Penamacor até entrou melhor na partida. Logo aos 3’ Carlitos quase marcava, valendo ao Alcaria uma boa intervenção de João Lopes.
Os primeiros minutos foram de ascendente encarnado, mas a equipa de Paulo Goulart soube gerir o ímpeto ofensivo e aos 6’ dispões das primeiras situações de perigo para a baliza da CB Penamacor. Carapito, de livre e Shina remataram para duas defesas de Stalone.
O jogo estava bem vivo, não só dentro das quatro linhas como também nas bancadas, com o Pavilhão de Alcaria a registar a melhor assistência de toda a temporada. A toada era agora de parada e resposta, mas as melhores situações de golo surgiam junto da área de Stalone que, por duas vezes, viu os postes da sua baliza a negar o golo a Shina.
Já tapada com a 5ª falta, a CB Penamacor desceu a sua linha defensiva, o que permitiu ao Alcaria ganhar um claro ascendente no final do primeiro tempo. Assim, e já a justificar a vantagem, o Alcaria marcou ainda antes do sinal sonoro do final do 1º período, com Malheiro a finalizar à boca da baliza depois de uma jogada de Shina.
Para o 2º tempo, e a perder num jogo que tinha que vencer, esperava-se uma reacção da CB Penamacor. Contudo, e qualquer que fosse a estratégia definida por Luís Moreira ao intervalo, certamente que não contemplava o 2-0 do Alcaria quando ainda decorria o 1º minuto após o reatamento.
Recuperação de bola em situação ofensiva e Laranjeira aparece ao 2º poste a concluir da melhor forma, dando uma vantagem preciosa à sua equipa.
A resposta da CB Penamacor não tardou em chegar e na jogada seguinte Walter Martins isolado não conseguiu desfeitear João Lopes quando tinha tudo para reduzir o marcador. Quem também não teve melhor sorte foi Marcelino que de meia distância rematou à trave.
A partida estava em ponto de ebulição numa toada de parada e resposta, com os guarda-redes a brilharem entre os postes. Até que aos 20’ Shina, com um remate fulminante aos 10 metros, eleva para 3-0, não dando qualquer chance de defesa a Stalone.
A partir daqui o jogo ganhou outros contornos, já que a CB Penamacor passou a jogar com o guarda-redes avançado na tentativa de alcançar um resultado positivo.
Contudo, o Alcaria, uma das formações que melhor está identificada na 3ª divisão nacional para jogar contra 5x4+Gr, nunca se desequilibrou defensivamente, aproveitando ainda para dilatar o seu score até final. Aos 23’ Gonçalo Carrola fez o 4-0 e aos 26’ Shina fechou a contagem com o 5-0.
Já muito perto do final, a CB Penamacor ainda esteve à beira de marcar o seu tento de honra (bem merecia!), mas o remate de Maradona foi ao poste.
No final, e depois de ter evidenciado supremacia em largo período do jogo, o Alcaria acabou por vencer e alcançar a manutenção no nacional, “afundando” (pena para o futsal do distrito) a outra formação do distrito que lutava pelo mesmo objectivo neste jogo de “mata-mata”, num jogo onde a dupla de arbitragem que viajou desde Aveiro realizou um trabalho cinco estrelas.

Discurso Directo, Paulo Goulart, técnico do Alcaria

"Sabíamos que um ponto bastava para ficarmos na 3ª divisão nacional uma vez que tínhamos vantagem no confronto directo com a CB Penamacor. Obviamente que é complicado jogar para o empate, muito mais quando estamos a falar de futsal. No futsal não se joga para o empate e a nossa postura foi a do costume. Acusámos alguma emotividade e algum excesso de confiança em certos momentos na 1ª parte.
A CB Penamacor entrou melhor na 1º parte, criou-nos algumas dificuldades, mas a partir do meio do 1º período começamos a criar situações de finalização e julgo que fomos felizes no golo que obtivemos já que veio numa altura importante, permitindo-nos sair para o tempo de intervalo em vantagem.
Na 2ª parte estávamos à espera de uma entrada forte do adversário, uma vez que só a vitória lhe interessava. Soubemos reagir da melhor maneira, continuámos pressionantes defensivamente e fizemos 2 golos na parte inicial da 2ª parte que praticamente sentenciaram o jogo. De seguida, a CB Penamacor teve de correr riscos à procura do resultado, jogando com o guarda-redes avançado, mas nós estávamos preparados para essa eventualidade e a prova foram os golos que fizemos e o avolumar do marcador."

"A minha função na ACA é gerir as variáveis de treino e controlar o processo de treino, além disso gerir os recursos humanos que tenho disponíveis no plantel. Quanto ao resto, cabe ao treinador da CB Penamacor gerir os recursos humanos que tem disponíveis e gerir da melhor forma as variáveis de treino e o processo de treino da sua equipa."

"Vou sair do Alcaria porque houve um compromisso que foi assumido pelo anterior patrocinador que não foi cumprido. Já era para ter abandonado a AC Alcaria em Dezembro e só não o fiz porque o grupo de trabalho merecia que eu continuasse. Toda a gente no grupo de trabalho abdicou de algumas contrapartidas para ficarem no clube e acima de tudo para se manter este grupo. E eu, enquanto líder, não era legítimo da minha parte exigir que os jogadores continuassem e abandonar o barco. Fiquei de Dezembro até agora numa situação muito grave profissionalmente e financeiramente para mim.
É verdade que tive um convite do SC Covilhã, assim como mais dois convites de equipas da 3ª divisão nacional, série B. Porém, por razões profissionais, vou regressar à minha terra natal (ndr. Açores) e seguir a minha carreira profissional. Depois, logo se vê se haverá possibilidade de ser treinador.”

Helder Lopes
in Jornal Tribuna Desportiva

23 Comments:

At 8:23 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

atao como é suas bocas sujas.......
ñ falam agora.... cam tu me......
abraço aos anonimos......ç......

 
At 8:24 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

...................................................................................

 
At 8:25 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

....................................................................................................................................................................................................................................

 
At 8:25 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

viva o penamakor.............

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

pexoal darital d

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

pexoal darital d

 
At 8:27 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

3º.......

 
At 8:29 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

liguem para a federação aq pedir infações sobre a terceira divisão

 
At 1:53 da manhã, Blogger Goulart pontapeou...

Não percebo nada dos comentários!
1º ponto!
Mas ta-se bem, os comentários são livres… a “anónimos!
2º ponto
Já tentei comentar no site Penamacor… nem consegui….
Tranquilo!
3º ponto
Comparem uma crónica de jogo com a outra…
Tranquilo…
Missão cumprida, fiamos na 3ª terceira divisão… + uma vez!
Parcial 12-1!
Comentem…. A minha consciência ta tranquila!
Saudações Desportivas!

 
At 10:16 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

sendo adversário (1ª epoca nesta serie)do Alcaria, seria pena que esta equipa descesse. Era claramente superior ao CBP e praticava um bom futsal. Parabens pela manutenção.

 
At 10:32 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

consta que a maior parte dos jogadores ( os melhores ) vao sair do alcaria!será que pró ano vao ser outro casal cinza???
nao segurem o Ângelo,china,carapito,laranjeira!dos melhores jogadores do distrito depois vao buscar quem???
fica a pergunta!

Adepto do futsal
vi mts jogos em alcaria

 
At 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

epah deixem-se de conflitos entre as equipas. isso so prejudica o futsal e a nossa regiao. uma delas tinha de descer.... ja chega

 
At 5:11 da tarde, Blogger Goulart pontapeou...

Para o “anónimo” das 10:16 AM:

Em nome de todo o Grupo e em meu nome pessoal, agradeço o elogio que nos faz!
Bem Haja!

Para o “anónimo” das 10:32 AM (Adepto do Futsal):

A questão que coloca ultrapassa as minhas competências, uma vez que o meu vínculo à ACA terminou no passado Sábado. Assim sendo, o planeamento da próxima época desportiva é um problema que me ultrapassa. Não serei eu, por certo, a pessoa indicada para lhe responder! No entanto, não posso deixar de concordar com o seu comentário!
Obrigado pelo seu comentário.

 
At 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

Boa noite
é com grande pena minha que vejo a partida do Goulart da Associação Cultural da Alcaria..mas desde já o muito obrigado pelo conhecimento transmitido e desejar as maiores felicidades na tua nova "aventura" pela tua Ilha Terceira..
de referir que este cenário apenas se tornou realidade devido á falta de palavra de um certo senhor que dispensa apresentações.. é triste o que fizeram ao treinador, pois por tudo o que fez tanto em torneios, mas mais importante ainda no papel desempenhado na ACA tanto como treinador como pessoa..

mas é bom não esquecer que a culpa deste senhor ter falhado com o a palavra dada ao Goulart como ele proprio refere, não é 100% culpa do antigo treinador..

ainda muita coisa há por explicar pela falha da palavra do patrocinador.. deixando no ar, agora que a época terminou a seguinte pergunta atletas da ACA e respectivamente da ALMA CRIATIVA..

SE SÃO ASSIM TÃO AMIGOS COMO DIZEM DO GOULART ALGUMA VEZ PENSARAM QUE PODE TER SIDO PELO VOSSO COMPORTAMENTO QUE O PATROCINADOR VOLTOU ATRAS COM A PALAVRA A PONTO DE NÃO LHE CONCEDER O EMPREGO?

ha muito tempo que tinha vontade de escrever sobre isto mas acima de td sou adepto e sócio do Alcaria e axo que esta conversa durante a época poderia causar mau ambiente na equipa, o que não seria decerto o meu objectivo..

o objectivo sim foi conseguido..com muito esforço e dedicação..

PARABENS pela "grande" época..

Cumprimentos e mais uma vez muito boa sorte para ti PAULO GOULART..

ASS: R.L.

 
At 8:56 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

nao poderia deixar de responder a este comentario que aqui praticamente estao a por em causa o bom nome dos jogadores do alcaria..em relaçao a parte que diz que talvez fosse pelo nosso comportamento QUE O PATROCINADOR VOLTOU ATRAS COM A PALAVRA A PONTO DE NÃO LHE CONCEDER O EMPREGO?


entao eu digo.lhe ja que em relaçao a isso nao tem nada a apontar ao jogadores mt pelo contrario,sempre fomos mt serios e dignos durante toda a epoca!!SPR UNIDOS

estivemos sempre do lado do mister assim como o mister nos apoiou em tudo o que precisavamos..SABEMOS RECONHECER

foi uma epoca mt longa e "dura" em que praticamente só estavamos nos atletas e equipa tecnica,sem apoios..

agora pergunto se ja viu alguma equipa a jogar nos nacionais em que os jogadores é que tem que levar a carrinha para os jogos???
isto é só uma pequena amostra,nao me quero alongar mt sobre isto..

deixe-m dizer-lhe que alguns jogadores ficaram no clube pela amizade e pela vontade de "aprender" com o mister pq nos sabemos reconheçer quem trabalha..tivemos propostas mt superior ao que tivemos a receber na ACA mas ficamos lá..nao viramos as costas..

ultimo ponto..em relaçao aos torneios..

ganhamos os torneios todos onde entramos pela alma criativa...
o que tem a apontar.nos???

abraços e saudaçoes

 
At 9:27 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

lol!isto é para rir vêm falar do k n sabem!Só kero dzr k nos n falhamx em nada kom o sr. patrocinador!mas por outro lado ele falhou com o grupo kuando s kis fzr d grande e ofereceu certas coisas k n podia!(ONDE NÓS N LHE PEDIMS NADA)dps meteu o rabinho entre as pernas e fugiu!Dps kero dzr k fikei na ACA por kauxa do Goulart e do grupo de trabalho(isto só dentro do balneário)Desejo as maiores felicidades ao Goulart e tb aos sócios da ACA para formarem um novo grupo!(SR.SÓCIO NÃO FALE DO K N SABE) CARAPITO#10

 
At 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

pelo meu entender, em relação ao comentário do RL, ou melhor o antigo patrocinador se é que podemos chamar isso!!!se alguem pode falar em comportamento menos correcto de alguem é do senhor que deu a cara a fazer os contratos dos jogadores que para ele eram mais importantes, e não só tambem fazendo contrato paralelos com outros jogadores.há uma coisa muito importate na vida, que é a PALAVRA, e não a mentira , o abuso de confiança, a falta de humildade, e dignidade.não foi os jogadores da ALMA CRIATIVA E DA A.C.A que pediram alguma coisa ao patrocinador! foi essa pessoa que começou a oferecer e a prometer tudo e repito não nós!por isso e para acabar só tenho que dizer novamente que a palavra acima de tudo. relembro tambem que esse senhor deve dinheiro aos jogadores da ALMA CRITIVA E DA ACA por isso quando quiser dar a cara e pagar FICAREMOS A ESPERA DA PALAVRA QUE FALTOU.

 
At 9:49 da manhã, Anonymous Anónimo pontapeou...

REFIRO AO R.L. QUE SE ALGUEM VIROU AS COSTAS ALGUEM FOI O PATROCINADOR E NÃO OS JOGADORES! FOI ELE QUE OFERECEU O QUE NÃO TINHA, QUE SE FEZ GRANDE SEM PODER. NÃO FOI OS JOGADORES QUE PEDIRAM ALGUMA COISA AO PATROCINADOR MAS SIM FOI ESSE SENHOR Q COMEÇOU OFERECER AQUILO Q NÃO PODIA. E MESMO COM TODAS AS SITUAÇÕES Q ESSE SENHOR PROVOCOU NÃO ABANDONAMOS O BARCO, FOMOS MAIS FORTES Q NUNCA. EM RELAÇÃO AO TREINADOR, NINGUEM PODE APONTAR ALGUMA COISA AOS JOGADORES PORQUE SE HOUVE ALGUEM Q ESTIVRAM AO LADO DO TREINADOR FOI OS JOGADORES E MAIS NINGUEM. NÃO FOI OS JOGADORES Q FALTARAM COM A PALAVRA! MAS SIM ESSE SENHOR!

 
At 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

Ouvi numa Rádio Local , que o Mister Goulart vai treinar a recém formada equipa de Futsal do Sporting da Covilhã.
Será verdade ????

 
At 1:17 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

sou um adpto de futsal de aca e gostavde se saber o que se passou com o tal patrocinador

 
At 3:32 da tarde, Blogger Goulart pontapeou...

Direito de Resposta

Antes de iniciar a minha resposta (cujo direito me assiste), queria realçar o seguinte: os meus contactos pessoais são os mesmos (telemóvel e endereço electrónico), pelo que, se houvesse alguma “justificação” a ser feita, poderia tê-lo sido feita pessoalmente. No mínimo, seria mais “elevado”!
Salvaguardada esta situação, passemos à contextualização do problema:

1º Ponto
Eu (bem como a grande maioria do Plantel da ACA), em Maio de 2007, no final da Época Desportiva, acedemos ao convite que nos foi feito por parte da Empresa “Alma Criativa”, a fim de representar a Empresa em três “ Torneios de Verão”!
Assim sendo, jogamos os três “Torneios de Verão” e vencemos os três… pelo que, pouco mais haverá para comentar, em relação aos “Torneios de Verão”! Os resultados finais, “apresentados” à Empresa “Alma Criativa, falam por si!
Quanto à postura de todos os futsalistas, na minha opinião, foi a habitual: seriedade e dignidade!

2º Ponto
Dois meses depois (em Julho de 2007), o Plantel da Associação Cultural de Alcaria, para a Época Desportiva 2007/2008, estava “fechado”… ou seja, a Direcção e Equipa Técnica (conjuntamente com o Patrocinador, que esteve presente em todas as Reuniões e “negociou” todos os acordos), haviam chegado a acordo com todos os futsalistas. Realçar que, o Patrocinador (pessoalmente), foi responsável pela “negociação” com alguns dos futsalistas, ditos “mais influentes”… e a continuidade, de todos, foi garantida.

3º Ponto
A Época Desportiva 2007/2008 iniciou-se em Setembro de 2007 (concretamente, no dia 1), estranhamente, sem a presença do Patrocinador, na Apresentação do Plantel.
Adiando sempre a sua presença, e com o início de competição “à porta”, a Direcção da Associação Cultural de Alcaria reuniu com o Plantel e afirmou não garantir a continuidade da Época Desportiva, sem a presença do Patrocinador!
Desta forma, e para que se viabilizasse a Época Desportiva na ACA, o Plantel decidiu abdicar da maioria das “contrapartidas” (previstas, inicialmente), para que se mantivesse o Grupo e a qualidade de trabalho. Fizeram-no, por serem “Homens Dignos e Futsalistas Sérios”!
Salientar ainda que, de Julho de 2007 até à data presente, por parte do Patrocinador, nenhuma justificação foi dada ao Plantel, cabendo esse papel à Direcção da ACA, que sempre tentou gerir o conflito da forma mesmo vexatória.

4º Ponto
Em Novembro de 2007 (já iniciada a competição na III Divisão Nacional), é Apresentado o Patrocinador para a Época Desportiva 2007/2008… a Empresa “Motorbeira”, na pessoa do Engenheiro Adrião, ficando, desta forma, a Patrocinar as equipas de Juniores e de Seniores da ACA.

5º Ponto
Desde Novembro de 2007 até Maio de 2008 (final da Época Desportiva), fomos gerindo as dificuldades e os conflitos, “fazendo das fraquezas forças”, motivados pelo nosso Orgulho e pela qualidade do nosso Trabalho, conseguindo, no final (com muita dificuldade, é certo), o nosso objectivo e o de todos os “que sentem” a ACA… a manutenção na III Divisão Nacional de Futsal.

6º Ponto
Quanto ao Plantel da ACA, somos, de facto, mais do que um Plantel, um Grupo de Amigos, onde, mais do que Líder, sou um elemento do Grupo.
Em cada um dos que compõem o Grupo, revejo “um amigo e um aliado”… onde o sentimento de “estima e consideração” é mútuo e recíproco!
Um dos maiores “Troféus” que levarei da ACA, sem dúvida, serão os Amigos que conquistei!
Em prejuízo pessoal, profissional e financeiro, continuei na ACA! Porque o Grupo assim o merecia. Foi a minha forma de retribuir a Confiança e a Disponibilidade que sempre me demonstraram! Foi a minha forma de Gratidão e de Reconhecimento!
Felizmente conseguimos, “contra ventos e marés” e porque “os touros se pegam pelos cornos”!
A todos os Amigos que tenho no Grupo, o meu Bem Hajam!

Dr. Paulo Matos Goulart

 
At 3:58 da tarde, Blogger Goulart pontapeou...

Para o “Anónimo” das 12:10 PM

Se por certo leu no blog, a crónica ao Jogo com a CB Penamacor, no “Discurso Directo”, citado do Jornal Tribuna Desportiva, respondo a esta questão… de forma directa e clara.
A citação é do Jornal Tribuna Desportiva (nº. 706), de Terça-feira, 20 de Maio de 2008! Assim sendo, já lhe respondi, com uma semana de antecedência.

Além disso, no dia 19 de Maio de 2008, na Rádio Cova da Beira, em entrevista, em directo (conjuntamente com o Treinador Luís Moreira, da CB Penamacor), tive oportunidade de esclarecer este assunto.
Recebi um convite do Sporting da Covilhã. Como vou regressar à Ilha Terceira, é impossível aceitar o convite que me foi formulado.
Ainda não sei Treinar uma equipa pelo Messenger!

 
At 8:18 da tarde, Anonymous Anónimo pontapeou...

mt bem dr. paulo matos goulart....
quero desejar-te as maiores felicidades! abraço

 

Enviar um comentário

<< Home