29 julho 2006

Viagem Ilha Terceira (Calendarização e Horários)

I Final-Four “Evoluir o Futsal”

Depois do WorkShop com o seleccionador nacional, nos próximos dias 5 e 6 de Agosto, no Pavilhão Escola Secundária Vitorino Nemésio, é levado a cabo a I Final-Four “Evoluir o Futsal”, composta por 4 equipas, são elas: o Marítimo Sport Clube (Ilha Terceira), 4º classificado do campeonato da Ilha Terceira, Grupo Desportivo da Casa do Povo do Porto Martins (Ilha Terceira), 2º classificado do campeonato da Ilha Terceira, Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro (Coimbra), recém promovida da primeira divisão distrital à divisão de honra da Associação de Futebol de Coimbra, Associação Cultural de Alcaria (Castelo Branco), 7º classificado na 3ª Divisão Nacional, série B, esta ultima equipa é orientada pelo terceirense Paulo Goulart.
A competição será organizada por meias-finais e final. Será uma boa comparação entre o futsal açoriano e o nível nacional da 3ª Divisão e Campeonatos distritais do país.A final-four terá inicio dia 5 de Agosto, pelas 15h00 com o jogo Porto Martins – Alcaria, onde será bom observar o duelo entre Pai e Filho, ou seja, o Pai, Francisco Goulart, Treinador do Porto Martins, e o Filho, Paulo Goulart, Treinador da Alcaria.O segundo encontro irá opor Marítimo de Angra ao Grupo Desportivo de Miro.Os vencidos desse jogo disputam o 3º e 4º lugar no Domingo, dia 6 de Agosto, pelas 15h, enquanto os vencedores jogam pelas 16h30 a final da competição.Mais é informado que o tempo de jogo será 20 minutos com paragens, sendo uma oportunidade de divulgação do tempo que não é utilizado nas competições oficiais, enquanto o tempo de intervalo será de 10 minutos.A organização é da responsabilidade do Marítimo Sport Clube, em parceria com a Associação Cultural de Alcaria e o site FutsalTerceira.com.Será uma boa experiência para o nosso futsal...
Carlos Brasil

28 julho 2006

Um passeio pelas estradas dos Açores...

Para "abrir" o "apetite"...

Apreciem o vídeo da Ilha Terceira, com fotos dos locais onde decorrerão as Festas da Praia…em jeito de “aperitivo”!

Torneio de Verão, Ilha terceira...

26 julho 2006

Preparando a viagem...




Para os mais “curiosos”, no intuito da preparação da estadia na Ilha Terceira, consultem o programa das Festas da Praia 2006, disponível em:

07 julho 2006

Selecção Nacional Universitária (FADU), ou Selecção Nacional "B"(FPF)?!

A Liga Universitária de Futsal (LUF), cuja organização competitiva está a cargo da XCapital, empresa de Marketing Desportivo é, no entanto, uma competição sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), sendo ela responsável por todas as questões legislativas que à competição dizem respeito.
A FADU é uma entidade pública, financiada pelo Estado, com o objectivo de fomentar e desenvolver o desporto Universitário em Portugal.
Vem isto a propósito da recente Convocatória para a Selecção Nacional Universitária, que participará no 10º Mundial Universitário da modalidade, que se realizará de 27 de Agosto a 3 de Setembro, em Pozman, na Polónia.
Se existe uma competição Universitária de Futsal em Portugal, seria coerente que da Selecção Universitária de Futsal fizessem parte os jogadores que, semana após semana, contribuem para que a competição subsista. Até porque, se o objectivo institucional e legislativo da FADU é o desenvolvimento do desporto universitário em Portugal, neste caso concreto do Futsal Universitário, obviamente que da Selecção Universitária de Futsal teriam de fazer parte, obrigatoriamente, jogadores Federados na FADU, e a competir na LUF. Quer como forma de “premiar” os alunos que, semana após semana perdem aulas, tempo de estudo e vida pessoal em prol de uma modalidade que tanto admiram, quer como forma de dignificar a própria competitividade da LUF.
O problema que se levanta, após análise da Convocatória, é o seguinte: a Selecção Nacional Universitária de Futsal deverá ser representativa da competição que existe em Portugal (neste caso, representativa da LUF), ou, pelo contrário, deverá funcionar como uma Selecção Nacional “B”? Porque se assim for, a Selecção Nacional Universitária de Futsal estará a representar a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e nunca a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). E teremos de convir que o objectivo de cada uma das federações é diferente. Basta consultar a Lei de Bases do Sistema Desportivo.
Enquanto Treinador da equipa de Futsal da AAUBI, julgo que a recente Convocatória para a Selecção Nacional Universitária de Futsal é um “atestado de incompetência” a todos os jogadores, treinadores e dirigentes da LUF! Somos nós, jogadores, treinadores e dirigentes que durante a época desportiva “garantimos” a existência do futsal universitário em Portugal…e o que reflecte a recente Convocatória é que o nosso trabalho, desenvolvido durante a época desportiva, não é reconhecido.
Exposta a minha tese, passemos a factos.
A LUF, com o actual Modelo competitivo (uma fase regular dividida em duas zonas, norte e sul, play-offs e final four), existe apenas à 4 anos. Se analisarmos apenas os últimos 4 anos (desde a existência da LUF), a AAUBI é a equipa com melhor “palmarés”: duas vezes 3ª Classificada e uma vez Campeã Nacional. Uma equipa que consegue ter essa “hegemonia” na competição, por certo terá “alguma” qualidade de entre os seus jogadores…estranhamente, nenhum jogador da AAUBI foi (tão pouco), pré-seleccionado!
Dos 18 jogos realizados pela AAUBI este ano (contabilizando fase regular, play-offs e final four), o futsalista João Laranjeira realizou 16. O mesmo futsalista foi o melhor marcador da fase regular da LUF e o melhor marcador da Final Four, evidenciando-se a grande nível durante toda a época. Na época transacta (2004/2005), dos 18 jogos realizados pela AAUBI, o futsalista João Laranjeira participou nos 18 jogos e sagrou-se Campeão Nacional Universitário de Futsal. Não serão argumentos suficientes para uma pré-selecção?
O “nosso” conhecido Couto, jogador da ADF, foi um dos convocados para a Selecção Nacional Universitária. Não está em causa o valor individual do futsalista, unanimemente considerado um dos melhores do Distrito (opinião de que partilho), e com qualidade para representar a Selecção…mas a questão é apenas uma: sou Treinador da AAUBI há duas épocas e nunca vi o Couto a competir na LUF? Por certo que, esta Época, o Seleccionador Nacional Universitário viu mais jogos da ADF do que da LUF! Só assim se entende a Convocatória! Mas se assim foi, porque não Convocar o João Pedro, Guarda-redes da ADF? Apesar de não competir na LUF (tal como o Couto), o futsalista João Pedro está matriculado na UBI…preenchendo desta forma os “requisitos” para ser Convocado, estar matriculado no ensino Superior! Pelos vistos são estes os “critérios” do Seleccionador para uma convocatória, estar matriculado no ensino Superior! Além de que, todos reconhecemos o valor do jovem guarda-redes da ADF, sem dúvida um dos melhores a nível nacional, num posto específico como é o de guarda-redes!
Finalizando, desculpem a “insolência” da minha análise. Fica apenas a minha opinião, enquanto Treinador da AAUBI, esperando que o desenvolvimento do Futsal Universitário seja uma realidade. E reafirmo, na minha opinião, João Laranjeira tem lugar nesta selecção. Por tudo o que fez nas duas últimas épocas.